Powered By Blogger
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Diferença das danças moderna e contemporânea

A dança moderna é que a forma de coreografia que reflete as intenções do coreógrafo, sendo presos a técnicas de movimentos determinado pelas culturas e passos da dança. Apresenta técnicas suaves e clássicas do movimento buscando seu significado.
Já a dança contemporânea referidas por Rengel (2006) abandona hierarquias, sugere liberdade de expressão de movimentos, criação e pesquisa, sem impor modelos rígidos aos corpos que dançam. A dança contemporânea reflete o mundo atual manifestado em forma de protesto, como dança de rua e de salão, galerias demonstrando a tradição de um povo.

Dança Contemporânea

A prática faz a perfeição?

Muito técnicos e mentores esportivos dizem que “ a pratica faz a perfeição”, mas será que isso é verdadeiro? Seria mais correto dizer que a pratica correta leva a perfeição. Os esportes que requerem altos níveis de habilidades motoras são praticados de forma casual, envolvendo o atleta ou o jogador em uma técnica de exercícios pobres, estes exercícios serão gravados nos mapas cerebrais. Quanto mais pobre é a técnica praticada mais o cérebro aprende a realizar esta técnica pobre e mais esta técnica é reforçada no mapa cerebral.
Para as pessoas que se sentem frustradas em relação aos movimentos sempre é possível levantar uma questão, é possível melhorar minha falta de técnica e habilidade motora? A resposta é absolutamente sim! Em termos de habilidades motoras e técnicas esportivas, potencialmente, não há nada que não possa ser mudado, mas não é fácil.
Biologicamente, o cérebro e o sistema nervoso formam os mapas cerebrais através de uma “fiação” de nervos, esse processo é conhecido como potenciação de longa duração (PLD). PLD permite ao cérebro aprender e de formar memórias. PLD é perceptível para quem esta tentando aprender movimentos motores qualificados, seja executando uma rotina de ginástica, acertando uma bola de golfe ou um chute de futebol em torno de uma muralha defensiva no canto superior do gol. As primeiras tentativas de realizar essas atividades são muitas vezes desajeitadas e mal sucedidas, mas a prática continua com uma boa técnica ocorre mais estímulos e formação do potencial de longa duração (PLD) fortalecendo um novo mapa no cérebro que permite a conclusão e memória da tarefa. A prática continuada estimula o aumento PLD e melhora a eficiência dos circuitos nervosos que compõem os “mapas de circulação”, exigindo, portanto, menos e menos esforço e concentração do indivíduo para iniciar e realizar a tarefa. Os movimentos tornam-se mais fácil, mais suaves e talvez até mesmo aperfeiçoados ao longo do tempo. Se perguntarmos a Tiger Woods o que ele pensa quando realiza uma tacada no golf, ele provavelmente responderá, “nada”. Os mapas do cérebro responsáveis pela sua técnica de golfe tornaram-se uma parte dele que ele não precisa mais se concentrar em qualquer aspecto de sua técnica, assim como o slogan publicitário do seu principal patrocinador, ele pode ‘just do it’.
Pilates é uma técnica que utiliza todos estes conceitos de adquirir novas habilidades motoras e aperfeiçoar as que já possuímos, com isto obtemos resultados de eficiência em nosso dia a dia realizando tarefas diárias com mais graciosidade e sem gastos desnecessários de energia e compensações que na maioria das vezes nos lesionam. Na aula de pilates precisamos remover o foco do praticante do eu “presente” através da consciência no treino do movimento. E seria correto ouvir do seu instrutor mova que seu corpo encontra o caminho, como já muito ouvi por aí. A resposta acredito já ter sido dada acima, mas este mover no pilates sem estar amparado por um profissional devidamente habilitado só nos levará a reforçar os nossos mapas cerebrais que já estão reforçados de técnicas pobres de movimentos.
Sendo o Pilates uma fonte de uma melhor funcionabilidade do corpo, adquirir força, confiança, alegria e aprendemos a respeitar e ouvir o que o nosso corpo nos diz, seria correto nos exercitarmos e praticar pilates com pessoas que não tem uma preparação devida da técnica? Para ser instrutor de pilates é necessário muita pratica, estudo, dedicação e acima de tudo uma vontade de querer servir a um bem comum, ajudar nossos semelhantes. Ser fisioterapeuta ou educador físico não capacita ninguém a ser instrutor. E mesmo depois de capacitados na técnica nunca paramos de aperfeiçoar. Portanto, vale à pena procurar por um profissional com uma formação devida, afinal você esta entregando seu corpo, sua aprendizagem motora e preparo físico a uma pessoa que se deveria dedicar-se anos a pratica e aos estudos dos movimentos do corpo humano.

Sedentarismo

O sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos.

Quando se fala em atividade física, ela não está necessariamente apenas na prática de esportes. As atividades físicas podem ser caminhada até o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforços físicos ou até mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforços, limpando suas casas. O Sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, pessoas que não tem costume de fazer qualquer exercício. Para sair da classificação do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana.

A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.

A pratica da atividade física traz benefícios à saúde, como:

  • Ajuda a controlar o peso;
  • Diminui a pressão sanguínea;
  • Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;
  • Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete;
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;
  • Ajuda a previnir e diminuir a obesidade;
  • Promove o bem-estar.

O Sedentarismo é classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Uma das principais causas são as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez não damos conta disso e mesmo sem saber a população acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento.

Existem muitas formas de se evitar o sedentarismo como:

  • praticar atividades físicas, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar bola com os amigos;
  • fazer alguns esforços no dia a dia, desçer do ônibus alguns pontos antes e completar o percurso fazendo caminhada; deixar o controle remoto de lado e levantar para mudar o canal da TV; procurar subir as escadas ao invés de usar o elevador, etc;

Essas são formas de se evitar o sedentarismo, além de fazer muito bem à saúde. São pequenas mudanças da vida moderna e que não percebemos que podem fazer a diferença.

O ideal é apenas mudar os hábitos do dia a dia e mesmo sem tempo ou dinheiro você consegue ter uma vida mais saudável.

http://www.infoescola.com/saude/sedentarismo/

Saúde na terceira idade

domingo, 6 de junho de 2010

Observando a tela de Salvador Dali, destacada abaixo, vemos uma relação de tempo e espaço que é evidenciado pelas marcas dos relógios. Sugere que o tempo é algo escorregadio, trazendo a flexibilidade no sentido da relação ritmo e dança promovendo transformações e adaptações variadas conforme o ritmo da aprendizagem, crescimento e desenvolvimento.
Segundo Suzanne Langer a dança pertence a arte que procura contribuir como desenvolvimento do ser humano no aspecto motor, perceptivo e cognitivo, trabalhando portanto capacidades físicas, de agilidade, coordenação, flexibilidade, resistência e ritmo.
Como já citado em relação ao tempo e espaço conforme evidenciado no quadro percebe-se uma relação da variabilidade que cada um apresenta em seu ritmo e tempo de reação.

sábado, 13 de março de 2010

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

É um processo dinâmico resultante do aumento do número e tamanho das células e que vai resultar num aumento da altura e do peso. Quando as crianças são vistas pelo seu médico em consultas de rotina, feitas de tempos a tempos, uma das coisas analisadas é o peso e a altura. O crescimento é assim um processo , que deve ser analisado ,para se saber se tudo corre com normalidade. Todos os seres vivos aumentam de tamanho desde o seu nascimento até atingirem as dimensões máximas características de cada espécie, que dependem igualmente das condições ambientais. É a esse processo de aumento natural de tamanho que se chama crescimento individual.

Maturação: Cada indivíduo tem um relógio biológico que regula seu progresso. O conceito de maturidade relaciona se com o momento biológico no calendário do tempo. O crescimento biológico e maturidade da criança, não prosseguem necessariamente em comum acordo com o calendário do tempo ou sua
idade cronológica. Por isso, dentro de um grupo de criança do mesmo sexo e mesma idade cronológica, haverá variação na idade biológica, ou no nível de maturidade biológica. Isso geralmente acontece durante os estágios iniciais da adolescência ou durante o crescimento, mas é aparente também durante a infância. Dentro de um grupo de crianças, algumas crianças encontram se biologicamente mais "avançadas" (desenvolvimento precoce) e outras mais "atrasadas" (desenvolvimento tardio), em relação à sua idade cronológica. Em outras palavras, embora duas crianças estejam na mesma faixa de idade cronológica, não estarão necessariamente no mesmo nível da maturidade biológica, variam no seu estado de maturidade nessa idade. A Maturação é pois inerente a cada caso.
Desenvolvimento: o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Conflitos se instalam nesse processo e são de origem exterior quando resultantes dos desencontros entre as acções da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura e interiores quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa. Esses conflitos são propulsores do desenvolvimento.

Ritmo

O ritmo esta presente desde seu nascimento e morte, até os efeitos da natureza, e com isso na Educação Física o ritmo envolve muitas coisas até as pesquisas acadêmicas e em simples brincadeiras, tudo possui um ritmo determinado mas esse ritmo pode se alternar de acordo com a metodologia ou o decorrer das aulas.
Para (DARIDO, 2007), toda cultura tem um tipo de manifestação rítmica. Todo movimento rítmico é um movimento em potencia, se observarmos com atenção vamos observar que tudo a sua volta tem um ritmo, do coração, respiração, musica,dança, Trabalho, das pesquisas, tudo tem um ritmo, só que possui variáveis diferentes e ambientes diferentes.

O ritmo se faz presente na natureza, na vida humana e nas suas funções orgânicas do homem, qualquer que seja, está presente na corporeidade de cada homem. Possibilita muitas combinações, tem diferentes durações e variáveis de movimento, alternando se de inúmeras formas, demonstrando o que realmente o homem é (DARIDO, 2007). Kunz, (2003) relata que o ritmo se faz presente no mundo, tanto biológico, como no afetivo social. Enfim, o ritmo se faz presente em todas as dimensões do universo.

Tipos de ritmos

Temos o lento, o moderado e o acelerado, dentre esses observamos o ritmo grupal, (sincronizado) Ex: banda, coral; Ritmo disciplinado (ensaio); Ritmo individual ( crescimento e desenvolvimento); Ritmo mecânico ( é o que não varia) ex: linha de produção; Ritmo espontâneo ( realizado livremente.
Pode se perceber que o ritmo é um fenômeno que está ai! Sempre existiu com o homem, mas na realidade sempre existe porque a natureza tem um ritmo, os animais têm um ritmo, tudo envolve ritmo, tudo é uma questão do ser humano querer reconhecê-lo, e mesmo não reconhecendo o ele esta lá e se faz presente a cada dia e a cada momento.

Dança

A dança pertence a uma área do conhecimento específico-a arte. Segundo Suzanne Langer(1980) , a arte é a criação de formas simbólicas do sentimento humano .Essas formas simbólicas se concretizam por meios de movimentos que o corpo humano tem a capacidade de executar e, sobretudo de criar.O corpo humano é o grande canal de expressão desses sentimentos de que nos fala Langer , e é por isso que a dança é considerada a mais antiga das artes , pois não necessita de qualquer instrumento ou ferramenta para sua expressão .

A dança por ser um produto da criação do ser humano , também ,compõe o universo da cultura corporal de movimento , que pode ser mais compreendida como:

O acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história , exteriorizadas pela expressão corporal:jogos, danças,lutas,exercícios ginásticos esporte, malabarismo,contorcionismo, mímica e outros que podem ser identificados como forma de representação simbólica da realidade vivida pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvida.

A dança também como área de conhecimento específico (arte) da ênfase á performance técnica ; e como prática pedagógica , busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor , perceptivo-cognitivo e socioafetivo.

Quando falamos em performance técnica estamos nos referindo á prática de algumas técnicas específica de dança contemporânea , do jazz, do sapateado americano ,da dança flamenca , entre tantas outras, cujo objetivo , na maioria das vezes, é um produto final , como uma coreografia.

A dança possui objetivos e funções . Quando falamos em objetivos , referimo-nos áquilo que queremos atingir com a dança , onde queremos chegar , quando falamos em funções , temos em foco aquilo a que ela se destina ou, ainda para que a dança serve.

São objetivos da dança :

-promover o desenvolvimento e a manutenção de capacidades físicas , como agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força resistência e ritmo;

-promover o desenvolvimento positivo do aspecto socioafetivo do ser humano , despertando potencialidades como cooperação, sociabilização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade;

-estimular o desenvolvimento do aspecto cognitivo das pessoas por meio de estímulo ao raciocínio , a atenção , á concentração, a criatividade, ao senso estético , á percepção

-melhorar a qualidade de vida dos seres humanos , buscando energia, harmonia, equilíbrio, estímulos positivos, auto-estima e autonomia;

-desenvolver a consciência corporal;

-promover o desenvolvimento da educação rítmica;

-estimular a auto- expressão;

Proporcionar a relação intrapessoal de maneira positiva;

- experimwentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si , aos outros e ao mundo.

São funções da dança(ROBATO, 1994)

-promover a comunicação;

-facilitar a auto- expressão;

- contribuir para a identificação, descontração e prazer estético;

- atender as necessidades de espiritualidade(êxtase místico)

O ensino da Dança na Escola

Por intermédio da dança , o aluno vivencia um modo de expressão diferente de linguagem verbal ou da linguagem escrita.Ao comunicar-se por meio do corpo , o aluno tem a possibilidade de entrar em contato consigo mesmo de outra maneira e melhorar muito sua auto-estima, sua auto- imagem e sua auto confiança.O prazer que o movimenta expressivo proporciona alivia o estresse diário e a tensão da escola.É um modo p q os alunos possam conhecer seu corpo e compreender as relações que são estabelecidas entre fazer, conhecer, interpretar e apreciar a dança .

O fazer Dança

Trabalharemos primeiro a consciência corporal e os elementos básicos da dança , quie são o tempo, o espaço, a força (também denominada peso ou energia)e os movimentos corporais .Dos elementos básicos da dança , a força é o elemento mais expressivo.

Planejamento das aulas de Dança

O professor deve conhecer as características do desenvolvimento motor, sócioafetivo e perceptivo –cognitivo da criança , de cada faixa etária .Deve ter bastante claro os objetivos que pretende atingir , lembrando de levar em conta as preferências dos alunos . A atitude do professor é o fator fundamental para o sucesso da aula.

Podemos desenvolver esse conteúdo explorando as seguintes possibilidades ded movimento:

-corpo em movimento e imobilidade

-uso simétrico e assimétrico do corpo

Ênfase em partes do corpo

Liderança do movimento com partes específicas do corpo

Gestos, passos ,locomoção, saltar, virar.

Creatina: vá com calma

Força extra, riscos extras
A creatina divide opiniões até mesmo entre os especialistas. Conheça os contras e os benefícios desse suplemento que promete aumentar os músculos e torná-los mais resistentes.

Se você ousar fazer uma enquete entre o público de academias sobre um composto chamado creatina, arranjará polêmica na certa. Muita gente defende que a substância, ingerida na forma de suplemento, dá mais pilha para os músculos e aumenta o muque. Os entusiastas lembram que seu uso não é considerado dopping e que craques como Zidane, da seleção francesa de futebol, já recorreram a essa espécie de, digamos, combustível. Seus detratores, porém, garantem que ela pode causar danos ao organismo.

Quem tem razão? Os especialistas ainda não têm uma resposta na ponta da língua, mas já sabem um bocado a respeito. É inegável que a suplementação de creatina torna a musculatura mais resistente. "Há evidências experimentais de que ela possibilita um melhor desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular", confirma Sérgio Andrade Perez, professor do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista.

Por isso ela é tão popular, especialmente entre corredores, ciclistas e nadadores. Alguns médicos, no entanto, vêem os resultados com cautela. "Faltam estudos e os que existem não têm muito peso científico", opina Renata Castro, diretora científica da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (Somerj). Um dos temores é de que o tal composto comprometa o funcionamento dos rins.

Para tirar essa história a limpo, cientistas da Escola de Educação Física e Esporte da USP avaliaram praticantes de esportes que ingeriam 10 gramas de creatina em pó por dia. "Nenhum deles apresentou comprometimento da função renal", tranqüiliza o pesquisador Bruno Gualano. E veja bem: isso apesar de os voluntários terem ultrapassado de longe o limite recomendável de 3 gramas do suplemento — dosagem que, segundo boa parte dos especialistas, não oferece nenhum perigo, desde que ingerida por um período máximo de três meses.

O que explicaria, então, os rins sãos e salvos do grupo estudado pelos cientistas da USP? Eles próprios arriscam duas hipóteses: o curto tempo de ingestão e a qualidade da creatina utilizada na pesquisa. Exceção feita às farmácias de manipulação, a venda desse tipo de suplemento está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, desde 1998. A justificativa é de que a substância não é um suplemento alimentar. Por isso — recomenda o órgão —, como um remédio, só o médico deve receitá-la.

Muita gente costuma driblar a proibição recorrendo a produtos importados ou ao mercado informal — o que, lógico, é arriscado. Nunca se garante se a creatina encontrada por aí não vem misturada com outras substâncias, sabe-se lá quais. E o leigo, claro, não consegue separar o joio do trigo quando os componentes da fórmula aparecem no rótulo. A nutricionista Nailza Maestá enfatiza a importância de procurar a orientação de um bom profissional e jamais ingerir o suplemento por conta própria.

"Não se pode fazer a prescrição com base apenas nas informações da embalagem", adverte Nailza. "O consumo indiscriminado não apenas prejudica a saúde como pode piorar o rendimento físico", avisa ainda Daniela Telo. Sem contar que os efeitos são temporários. Quer dizer, temporários em termos de ganho muscular. Já as conseqüências para os rins, essas podem até ser irreversíveis, fique bem entendido.

por Michelle Veronese
http://saude.abril.com.br

A dança como arte !

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os benefícios da dança como atividade física

Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e perda de peso, entre tantos outros.

Mas pouco se fala da dança como uma terapia para a alma. Basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico.

Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança.

Mais do que técnica, é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra.

Ao ensaiar os primeiros passos, a pessoa se desprende dos medos e preconceitos e vê seu estilo de vida ser transformado pouco a pouco.

“A dança é mesmo uma forma de terapia. E qualquer pessoa pode dançar, não existem restrições, nem mesmo de idade. Os passos podem – e devem – ser adaptações às limitações físicas de cada um, mas não existe impedimento.

Basta saber ouvir a música e dançar para você, sempre com muita emoção, e sem se preocupar com os outros”, comenta Ivan Carlos Marcondes, professor de dança da Cia. Jundiaiense de Dança de Salão.

Mas quem pensa que a dança é privilégio apenas dos mais jovens se engana – e muito. Essa é uma das atividades mais democráticas e que possibilita a participação de qualquer pessoa.

Basta apenas se sentir disposto a começar. “Algumas pessoas dançaram a vida inteira, outras só descobriram esse prazer depois da aposentadoria ou após encaminhar os filhos na vida.

E depois que eles começam, não querem mais parar”, comenta Marlene Liveraro Bodelaci, coordenadora do Clube da Terceira Idade (mantido pela Secretaria Municipal de Integração Social – Semis).

Bailes, aulas de dança ou mesmo de coreografia. Representantes da Melhor Idade comparecem com um único compromisso: se divertir.

Basta observar durante poucos minutos e já é possível perceber a alegria de cada um ao estar ali, dançando.

O professor da Cia Jundiaiense de Dança explica que a dança de salão é indicada muitas vezes para quem faz terapia de casal.

“Isso porque eles se tornam mais próximos e acabam resgatando toda a cumplicidade do início do relacionamento. A vida a dois com certeza melhora muito, inclusive ao ampliar a roda de amigos”, esclarece Marcondes.

Fonte: jorrnaldacidade.com.br

Método americano propicia a criação da academia de ginástica para bebês



Método estimula as habilidades físicas, cognitivas e emocionais das crianças


Está certo que a prática de atividades físicas faz bem à saúde e deve ser feita desde criança, mas começá-las logo após seis semanas de vida parece algo estranho para muita gente.

Não para o método americano My Gym, criado por psicomotricistas, pedagogos, psicólogos e instrutores físicos, que tem como objetivo estimular as habilidades físicas, cognitivas e emocionais de crianças até os 13 anos de idade. Para os bebezinhos, a intenção é aproximá-lo ainda mais da mãe através de simples exercícios, uma forma do seu desenvolvimento físico e emocional ser o melhor possível.

À medida que crescem, bebês e crianças mudam de turma e fazem novas atividades, mas sempre respeitando os limites de cada uma. Conforme Thais Japequino, diretora executiva formada no método My Gym, a criança precisa ser estimulada por meio de atividades divertidas que ela reconheça para que haja interesse, sempre com um propósito para ajudar no desenvolvimento global.

Entre os benefícios, Thais cita o aumento da resistência física, equilíbrio, coordenação e habilidades motoras que resultam na consciência corporal, trabalho em equipe e habilidades esportivas. O método contribui para que a criança tenha um alto nível de confiança e autoestima e se torne um adolescente seguro. "Uma criança que se reconhece e se sente bem sobre ela mesma terá um grande salto em seu desenvolvimento físico e intelectual", afirma Thais.

"É importante entender o limite e fazer com que eles se desenvolvam brincando com prazer. Quando colocamos uma criança na barra, por exemplo, observamos a idade para decidir sua espessura, e assim trabalhar a coordenação motora fina ou grossa, adequadamente", explica. Para ela, uma criança pequena que não tenha sido estimulada em trabalhar a coordenação fina, terá dificuldades na hora que entrar na escola e tiver que pegar um lápis para escrever. "Se a criança não refinou esta coordenação, terá dificuldade em manipular um lápis e, conseqüentemente, levará mais tempo para ter destreza no movimento e uma letra legível", enfatiza.

Independente da modalidade escolhida, seja em uma academia especializado ou não, é fundamental que os pais não façam da prática de atividades uma exigência. "Caso contrário, elas viram um peso. As crianças não devem ser sobrecarregadas de exercícios enquanto as cartilagens de crescimento estão abertas. Nas meninas, as principais cartilagens (joelhos, quadril e punhos) começam a se fechar após a primeira menstruação. Já nos garotos, o processo ocorre por volta dos 16 anos", explica Miguel Akkari, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e ortopedista do Instituto Saúde Plena.

Fonte: Vila Filhos

Mapa de conceitos sobre desenvolvimento pré-natal



Para melhor entendimento, segue um texto explicando toda fase do desenvlvimento pré-natal :
Desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases: germinal, embrionário, e fetal. Durante as três fases de gestação, o zigoto transforma-se em um embrião e depois em um feto.

Tanto antes como depois do nascimento, desenvolvimento segue dois aspectos fundamentais ( o crescimento e o desenvolvimento motor ).

Fase embrionária – duas a oito semanas. Desenvolve –se rapidamente os órgãos e os principais sistemas corporais, respiratório, digestivo e nervoso.

Fase Fetal – (8 semanas até o nascimento) caracterizada pelo maior detalhamento das partes corporais e grande aumento do tamanho do corpo. Os fetos não são passivos no útero da mãe, pois eles respiram, chutam, viram-se, flexionam o corpo, dão cambalhotas, movem os olhos, engolem, fecham os punhos, soluçam e sugam o polegar.

Os fetos respondem a voz e os batimentos cardíacos da mãe e as vibrações de seu corpo mostrando que possuem audição e tato.

Influências ambientais da mãe e influências externas

Como ambiente pré-natal é o corpo da mãe, praticamente tudo que afeta o bem estar dela, desde sua dieta a seu humor, pode alterar o ambiente da criança e afetar seu crescimento.

Os fatores ambientais têm um papel importante nas gêneses dos problemas emocionais da criança e é importante conscientizarmos sobre as influências ambientais pois causam riscos a criança como quando há um índice de ansiedade materna, interação limitada entre a criança e a mãe, baixa educação materna e suporte familiar. Com isso vemos que a saúde mental das crianças com certeza traz repercussões no sofrimento e melhora de sua qualidade de vida e de sua família, favorecendo a médio e longo prazo o fracasso escolar, uso abusivo de drogas, da violência e criminalidade e do desenvolvimento de patologias psiquiátricas na vida adulta.

Segundo Garbino, quando falamos em risco devemos ter em mente dois tipos de interação. Em primeiro lugar a interação da criança como um organismo biológico em relação ao seu meio social imediato, representado pela família, em que ocorre uma serie de processos, eventos e relacionamentos. Em segundo a interação que diz respeito ao relacionamento desse sistema com o meio ambiente.

Dessa forma, nascer na pobreza, bem como viver psicologicamente desfavorável tem condições de alto risco para a saúde física e mental das pessoas. Para manter o bom desenvolvimento infantil da criança, a mãe deve:


Valorizar a atividade física – Uma mulher grávida geralmente pode continuar correndo, andando para assim melhor a respiração, o tono muscular e a elasticidade da pele, todos os quais contribuem para uma gravidez mais confortável e um parto mais fácil e seguro.

Não consumir drogas – Praticamente tudo que uma gestante ingere chega até o útero. As drogas podem atravessar a placenta, assim como ocorre com o oxigênio, o gás carbônico e a água. Mesmo o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode prejudicar o feto aumentando o risco de retardo no crescimento, o mesmo ocorre com o tabagismo. As perturbações neurológica e comportamental podem, por sua vez afetar a interação social com a mãe que é vital para desenvolvimento emocial.



“Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade”.

Augusto Cury / 2003

Com a leitura do texto em referência finalizamos nosso trabalho com a caracterização marcante do surrealismo no desenvolvimento infantil em sua totalidade desde o ventre materno até seu crescimento, no qual o sistema social em que convivemos é controlador, causando estresse e grandes pressões emocionais, principalmente na relação materna. Espera-se um bom equilíbrio humano para qualidade de vida saudável, porém como buscar e idealizar isso se a sociedade se tornou uma fábrica de estresse?

PAPALIA Diane E. Desenvolvimento Humano. 8ª Edição, Porto Alegre, Artemed / 2006

CURY Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro, Sextante/2003.

Artigo de Revisão . Jornal de Pediatria – Desenvolvimento infantil/ 2004.