Powered By Blogger
Powered By Blogger

sábado, 13 de março de 2010

Dança

A dança pertence a uma área do conhecimento específico-a arte. Segundo Suzanne Langer(1980) , a arte é a criação de formas simbólicas do sentimento humano .Essas formas simbólicas se concretizam por meios de movimentos que o corpo humano tem a capacidade de executar e, sobretudo de criar.O corpo humano é o grande canal de expressão desses sentimentos de que nos fala Langer , e é por isso que a dança é considerada a mais antiga das artes , pois não necessita de qualquer instrumento ou ferramenta para sua expressão .

A dança por ser um produto da criação do ser humano , também ,compõe o universo da cultura corporal de movimento , que pode ser mais compreendida como:

O acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história , exteriorizadas pela expressão corporal:jogos, danças,lutas,exercícios ginásticos esporte, malabarismo,contorcionismo, mímica e outros que podem ser identificados como forma de representação simbólica da realidade vivida pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvida.

A dança também como área de conhecimento específico (arte) da ênfase á performance técnica ; e como prática pedagógica , busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor , perceptivo-cognitivo e socioafetivo.

Quando falamos em performance técnica estamos nos referindo á prática de algumas técnicas específica de dança contemporânea , do jazz, do sapateado americano ,da dança flamenca , entre tantas outras, cujo objetivo , na maioria das vezes, é um produto final , como uma coreografia.

A dança possui objetivos e funções . Quando falamos em objetivos , referimo-nos áquilo que queremos atingir com a dança , onde queremos chegar , quando falamos em funções , temos em foco aquilo a que ela se destina ou, ainda para que a dança serve.

São objetivos da dança :

-promover o desenvolvimento e a manutenção de capacidades físicas , como agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força resistência e ritmo;

-promover o desenvolvimento positivo do aspecto socioafetivo do ser humano , despertando potencialidades como cooperação, sociabilização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade;

-estimular o desenvolvimento do aspecto cognitivo das pessoas por meio de estímulo ao raciocínio , a atenção , á concentração, a criatividade, ao senso estético , á percepção

-melhorar a qualidade de vida dos seres humanos , buscando energia, harmonia, equilíbrio, estímulos positivos, auto-estima e autonomia;

-desenvolver a consciência corporal;

-promover o desenvolvimento da educação rítmica;

-estimular a auto- expressão;

Proporcionar a relação intrapessoal de maneira positiva;

- experimwentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si , aos outros e ao mundo.

São funções da dança(ROBATO, 1994)

-promover a comunicação;

-facilitar a auto- expressão;

- contribuir para a identificação, descontração e prazer estético;

- atender as necessidades de espiritualidade(êxtase místico)

O ensino da Dança na Escola

Por intermédio da dança , o aluno vivencia um modo de expressão diferente de linguagem verbal ou da linguagem escrita.Ao comunicar-se por meio do corpo , o aluno tem a possibilidade de entrar em contato consigo mesmo de outra maneira e melhorar muito sua auto-estima, sua auto- imagem e sua auto confiança.O prazer que o movimenta expressivo proporciona alivia o estresse diário e a tensão da escola.É um modo p q os alunos possam conhecer seu corpo e compreender as relações que são estabelecidas entre fazer, conhecer, interpretar e apreciar a dança .

O fazer Dança

Trabalharemos primeiro a consciência corporal e os elementos básicos da dança , quie são o tempo, o espaço, a força (também denominada peso ou energia)e os movimentos corporais .Dos elementos básicos da dança , a força é o elemento mais expressivo.

Planejamento das aulas de Dança

O professor deve conhecer as características do desenvolvimento motor, sócioafetivo e perceptivo –cognitivo da criança , de cada faixa etária .Deve ter bastante claro os objetivos que pretende atingir , lembrando de levar em conta as preferências dos alunos . A atitude do professor é o fator fundamental para o sucesso da aula.

Podemos desenvolver esse conteúdo explorando as seguintes possibilidades ded movimento:

-corpo em movimento e imobilidade

-uso simétrico e assimétrico do corpo

Ênfase em partes do corpo

Liderança do movimento com partes específicas do corpo

Gestos, passos ,locomoção, saltar, virar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário