Powered By Blogger
Powered By Blogger

sábado, 13 de março de 2010

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

É um processo dinâmico resultante do aumento do número e tamanho das células e que vai resultar num aumento da altura e do peso. Quando as crianças são vistas pelo seu médico em consultas de rotina, feitas de tempos a tempos, uma das coisas analisadas é o peso e a altura. O crescimento é assim um processo , que deve ser analisado ,para se saber se tudo corre com normalidade. Todos os seres vivos aumentam de tamanho desde o seu nascimento até atingirem as dimensões máximas características de cada espécie, que dependem igualmente das condições ambientais. É a esse processo de aumento natural de tamanho que se chama crescimento individual.

Maturação: Cada indivíduo tem um relógio biológico que regula seu progresso. O conceito de maturidade relaciona se com o momento biológico no calendário do tempo. O crescimento biológico e maturidade da criança, não prosseguem necessariamente em comum acordo com o calendário do tempo ou sua
idade cronológica. Por isso, dentro de um grupo de criança do mesmo sexo e mesma idade cronológica, haverá variação na idade biológica, ou no nível de maturidade biológica. Isso geralmente acontece durante os estágios iniciais da adolescência ou durante o crescimento, mas é aparente também durante a infância. Dentro de um grupo de crianças, algumas crianças encontram se biologicamente mais "avançadas" (desenvolvimento precoce) e outras mais "atrasadas" (desenvolvimento tardio), em relação à sua idade cronológica. Em outras palavras, embora duas crianças estejam na mesma faixa de idade cronológica, não estarão necessariamente no mesmo nível da maturidade biológica, variam no seu estado de maturidade nessa idade. A Maturação é pois inerente a cada caso.
Desenvolvimento: o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Conflitos se instalam nesse processo e são de origem exterior quando resultantes dos desencontros entre as acções da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura e interiores quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa. Esses conflitos são propulsores do desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário